Nossa História

Me chamo Marcelo Pedras, sou carioca, economista, barista e fundador da Cello Café. Eu nasci em uma família de comerciantes de café crú de Minas Gerais e iniciei meus trabalhos profissionais em 1984, quando ingressei na  empresa exportadora de café cru do meu querido avô, Wilson Perácio, que foi quem me introduziu ao mundo do café e me ensinou a ser o empresário empreendedor que sou hoje.
Inicialmente fiz um estágio em Santos-SP, onde aprendi a provar café, preparar ligas de embarque para cada cliente especificamente, comprar e receber café de produtores, instruir armazéns gerais e muito mais. No retorno ao Rio programei viagem à Europa e EUA para conhecer de perto os nossos clientes comerciantes e torrefadores de café. Cada um deles tinha uma preferência de bebida, de tipo e tamanho de grão em função da cultura, clima e hábitos distintos em cada país. Me apaixonei cada vez mais pelo dinamismo e abrangência do mercado do café, que se encaixou perfeitamente no meu perfil de gostar de cozinhar.  
Em 1993 decidi traçar meu rumo pessoal e abri minha própria torrefação de café em Minas Gerais. Criei minha marca de café tradicional de consumo interno, me associei à ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café) da qual fui membro do comitê de economia e finanças. Mantive a empresa em funcionamento até 2013, quando estudos mostravam que a tendência era que apenas as torrefações regionais e aquelas com enorme economia de escala conseguiriam se sustentar no mercado interno. 
Naquele mesmo ano optei por vender minha empresa para uma torrefação maior e retornar ao Rio de Janeiro. Foi então que, após várias pessoas me falarem que eu não deveria sair do ramo e sim comercializar um café gourmet de qualidade superior para abastecer restaurantes e cafeterias no Rio, que eu decidi empreender mais uma vez e criar uma nova marca.
A Cello café nasceu em 2013 com o propósito de oferecer aos consumidores do Rio de Janeiro um café diferenciado. Com base na minha experiência e nas bebidas de café que conhecia escolhi a região das montanhas de Minas Gerais, aonde é produzido um café de bebida sem acidez, encorpada e saborosa. Visitei várias fazendas no Alto Caparaó, Espera Feliz, Alto Jequitibá, Carangola e arredores. Colhi amostras de vários produtores, que eram meus antigos fornecedores tanto na exportadora, quanto na torrefação que tive, e escolhi um café espetacular de um produtor amigo, que hoje é conhecido como o famoso Cello café gourmet.
Hoje meu café está presente em bares, clubes, restaurantes e cafeterias do Rio de Janeiro, além de ser vendido para alguns clientes pessoas físicas, que se apaixonaram pelo seu aroma e sabor e o levaram para dentro de suas casas
 
Durante a pandemia, grande parte dos meus clientes fecharam indefinidamente suas portas e com isso meu faturamento caiu substancialmente fazendo com que eu buscasse, mais uma vez, me reinventar. Foi então que comecei a estudar sobre ecommerce e decidi mergulhar de cabeça no mundo digital. Criei uma conta no TikTok (@baristamarcelo) na qual compartilho vídeos com conteúdo, informações e dicas sobre café e abri esta loja virtual com o objetivo de vender não apenas o meu produto para o Brasil inteiro, como também alguns aparelhos e utensílios que me auxiliam no preparo do café.
 
Para quem se interessar, também estamos no Instagram (@cellocafegourmet)